Pular para o conteúdo principal

Casas geminadas: o que são, vantagens e desvantagens


Casas geminadas: o que são, vantagens e desvantagens

tipo de construção, as moradias compartilham o mesmo telhado, estrutura, instalações e até mesmo algumas paredes. E não é só na parte estrutural que as casas geminadas se parecem, elas também dividem a mesma aparência e simetria externa, ou seja, cara de uma, focinho da outra.

Pelo lado interno, as casas geminadas também guardam características em comum. Isso porque a disposição dos cômodos pode ser igual ou espelhada em relação à casa gêmea.

O modelo mais popular é a casa geminada sobrado, mas também existem versões de casa geminada pequena, simples, modernas e outras até bem sofisticadas.

Mas será que vale a pena investir em uma construção dessa? Ou quem sabe comprar uma do tipo para viver? Listamos abaixo as vantagens e desvantagens das casas geminadas para te ajudar a responder essas questões. Confira:

Vantagens das casas geminadas

1. Economia

A construção das casas geminadas é muito mais econômica do que das casas unifamiliares. Isso porque as casas geminadas compartilham a mesma tubulação de água, esgoto e rede elétrica. O telhado e a estrutura também são compartilhados, o que ajuda a reduzir os custos com a obra.

Outro detalhe importante: em um mesmo lote é possível construir mais de uma casa, tornando o espaço melhor aproveitado.

2. Preço de mercado

Se o custo da construção é menor, então, necessariamente o valor de venda também é. Por essa razão, as casas geminadas costumam custar menos do que as casas unifamiliares, sendo uma ótima opção para quem deseja investir no sonho da casa própria.

3. Manutenção compartilhada

Como as estruturas das casas são compartilhadas, logo, a manutenção também será. E isso é bom, já que os custos podem ser igualmente divididos entre os moradores.

4. Segurança

Outra vantagem das casas geminadas é que você sempre terá um vizinho por perto, o que inevitavelmente acaba tornando o local mais seguro. Sem contar que é sempre bom ter alguém por perto para quando precisar daquela xícara de açúcar emprestado, não é mesmo?

Casas Geminadas | Casas geminadas, Fachadas de casas, Projetos de ...

Desvantagens das casas geminadas

1. Luz e ventilação

Um fator problemático que pode prejudicar os moradores de casas geminadas é a ausência de luz e ventilação. As paredes lado a lado impedem a colocação de portas e janelas, impedindo a circulação adequada de ar e luz. Por isso é de extrema importância um bom projeto arquitetônico que minimize esse problema e busque soluções práticas para a questão.

2. Ruídos e privacidade

Outra desvantagem das paredes lado a lado é que você vai ouvir praticamente tudo o que se passa na casa do vizinho – e vice versa – a não ser que a construção conte com um sistema de isolamento acústico.

3. Sem exclusividade

Se você deseja uma casa para chamar de sua, com um projeto único e autêntico, esqueça as casas geminadas. Elas foram feitas para seguir o mesmo padrão visual e não podem ser modificadas.

4. Pouca – ou nenhuma – área externa

Para aproveitar da melhor maneira o terreno a construtora acaba priorizando a área útil da construção em detrimento da área aberta externa. Ou seja, as casas geminadas praticamente não possuem quintal, se tiver, ele será pequeno. Se por um lado isso é bom, afinal você não terá que se preocupar com a limpeza e manutenção dele, por outro é ruim, já que os moradores acabam ficando limitados ao espaço interno da casa.


fonte de informações 

https://www.decorfacil.com/casas-geminadas/

 


Comentários

Postagens mais visitadas