Imóvel na planta vale a pena ?




A compra de Um apartamento na planta pode ser a realização de um sonho e uma oportunidade de investimento ou trazer algumas dores de cabeça acompanhadas de prejuízos. Existem vantagens e desvantagens, a depender do objetivo da compra: residência própria (com interesse em residir imediatamente ou no futuro) ou investimento para formação de patrimônio e renda, irei demonstrar os prós e contras para os dois objetivosVantagens:

Preço de compra e valorização: esse foi um argumento certeiro por muitos anos, mas a crise dos últimos 5 anos mostrou que não existe garantia nessas aquisições. Contudo, existem oportunidades. Aqui é decisivo observar a localização do imóvel, as melhorias de infraestrutura como metrô, trens e ônibus; bem como os empreendimentos (shoppings e condomínios) planejados para o entorno. Outro ponto a ser conferido é o perfil da vizinhança, movimento, ruídos, topografia, etc.; isso pode atrapalhar a valorização esperada. Cabe lembrar que parte da valorização virá da boa negociação na compra - estima-se um desconto entre 20% e 40% nos imóveis comprados na planta. Essa vantagem do desconto não é gratuita, na verdade é justo que o comprador tenha um bom desconto no preço para correr os riscos envolvidos, pois o que se compra é a promessa de que a obra ficará pronta.


Personalização do imóvelEssa vantagem é mais aproveitada se o apartamento é para sua residência.
Condições de pagamentoAs construtoras costumam ser flexíveis, permitindo  parcelamento direto em até  80 ou 100 meses, com a possibilidade também de parcelar a  entrada. Também podemos considerar um argumento para aqueles que possuem dificuldade de poupar, pois a compra nessa modalidade força um planejamento financeiro.
Programação para mudançaalgumas pessoas desejam tomar a decisão logo e iniciar o investimento no projeto, mas não precisam do imóvel de imediato, então o prazo final da obra vem de encontro com essa necessidade. Lembrando que enquanto você não recebe as chaves, também não tem obrigações com condomínio e IPTU.
Imóvel novorealmente é muito bom contar com um projeto de instalações mais moderno, como a parte elétrica, hidráulica, estrutura e o acabamento; tende a trazer menores custos de manutenção e ajudam em uma possível revenda no futuro.

Algumas desvantagens:


Prazo da mudançaO imóvel na planta geralmente ficará pronto em alguns anos, então se você precisa se mudar rápido ou gostaria de sair do aluguel imediatamente, pode não ser a melhor opção.
Entrega das chavesImportante considerar que a obra pode sofrer atrasos em questões de aprovações municipais ou embargos, então por consequência também prolongará o  prazo de conclusão, prejudicando assim os seus planos de mudanças e o resultado do investimento.
Risco de conclusão e entregaO ponto mais importante na decisão pela compra do apartamento na planta é o risco envolvido, pois o imóvel ainda será construído, então não há como garantir que o apartamento, de fato, vai ficar pronto. Então busque  informações e indicações das melhores construtoras da cidade visando checar a sua idoneidade, isso irá suavizar o seu risco.
Dicas para sua compra:

• Visite outros empreendimentos entregues pela construtora e incorporadora (pois são empresas diferentes) e converse com corretores de sua confiança;
• Confira se existem reclamações nos serviços de proteção ao consumidor;
• Tenha arquivada toda a documentação referente à compra, desde correspondências, folhetos promocionais, material publicitário, ou seja, todos os documentos que lhe forem entregues;
• Mantenha uma cópia do memorial descritivo do empreendimento, trata-se de um documento com vários dados técnicos;
• Verifique se um banco reconhecido está financiando a obra e confirme qual seguradora garante o empreendimento, aproveite para verificar se o beneficiário do seguro é o comprador, desconfie caso seja somente a própria construtora;
• Imprescindível visitar pessoalmente a construção para conferir as condições do local e o andamento da obra;
• Observe as cláusulas para o caso de desistência antes do fechamento do contrato;
• Fechando o negócio, em seguida registre em cartório o contrato de compra e venda.

Para evitar imprevistos, faça um planejamento financeiro, defina bem o que você consegue comprar e pagar, lembre-se que no recebimento das chaves terá que pagar o saldo devedor com a construtora, e caso precise ou deseje financiar esse saldo, é importante que tenha procurado os bancos com antecedência para abertura de limite e verificação das melhores condições negociais, por fim, sempre reserve um orçamento próprio para eventuais despesas imprevistas.


Comentários

Postagens mais visitadas