Você sabe o que é Usufruto



Você sabe o que é?

Usufruto é aquilo que se usufrui, ou seja, que se pode desfrutar, que se pode fruir, que se colhe os frutos, que se tem o gozo e a posse temporária. Do latim "usufructo", que significa "uso dos frutos".

No campo jurídico, "usufruto" é o direito que se confere a alguém, para que, por certo tempo, de forma inalienável e impenhorável, possa usufruir da coisa alheia como se fosse sua, contanto que não lhe altere a substância ou o destino, se obrigando a zelar pela sua integridade e conservação.

Extinção do usufruto O usufruto se extingue com o cancelamento do registro no Cartório de Imóveis, obedecendo diversos critérios, entre eles, pela renúncia ou morte do usufrutuário, pelo termo de sua duração, pela extinção da pessoa jurídica em favor de quem o usufruto Usufruto vitalício Usufruto vitalício é uma doação com reserva de usufruto, feita em cartório, pelo qual o proprietário foi constituído, ou se ela perdurar, pode transmitir para outra pessoa a propriedade de um bem, mesmo por um período de trinta anos da data em que se começou a exercer, ou por tendo o direito de continuar a usar culpa do usufrutuário, quando aliena este bem e administrá-lo. ou deteriora o bem

Comentários

Postagens mais visitadas