Saiba como verificar se o imóvel está a um preço justo



Saiba como verificar se o imóvel que está comprando está com  um preço justo!

Fazer mais do que uma avaliação é a melhor dica para ver se realmente o imóvel está a um valor justo no mercado

A especulação imobiliária, em tempos de variadas construções, é enorme e fácil de notar os preços oscilando bastante dependendo da localidade. São muitos os fatores que podem encarecer ou tornar um imóvel mais barato, como: seu tamanho, sua infraestrutura e tempo da obra.
Entretanto, são muitas as variáveis existentes para definir o valor final de determinado produto e somente um profissional capacitado conseguirá fazer uma medição justa, baseada em normas  da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Cofeci (Conselho Federal de Corretor de Imóveis). Porém, conhecendo alguns conceitos que influenciam no preço é possível se chegar em uma quantia aproximada. Com esta noção de valor fica mais fácil começar uma negociação.
A seguir, vamos mostrar como você pode verificar se a propriedade pretendida está sendo vendida por um preço justo. Confira:



Localização
Este é um dos primeiros pontos observados no momento de comprar ou vender um imóvel. O tipo de bairro, as condições das vias de acesso e, principalmente, a disponibilidade de serviços nas redondezas, como escolas, restaurantes, farmácias, padarias e supermercados, são itens levados em consideração no momento de fixar o preço final do imóvel.  Além disso, a posição da propriedade no terreno, como seu declive, se houver, e o tipo de vizinhança – mais tranquila ou muito barulhenta – também deve ser agregada ao preço.
Infraestrutura
 
O tempo de construção do imóvel, sua condição de conservação, seu padrão de acabamento e revestimento, se já passou por reforma e os itens oferecidos ao morador, como piscina, área de lazer, vagas na garagem, churrasqueira, acessibilidade e itens de segurança devem ser observados atentamente, pois também influenciam no valor das propriedades.
Lembre-se que a infraestrutura oferecida pode ser boa ou precária. Não é porque o condomínio ou casa tem uma piscina, por exemplo, que você deve pagar muito mais por isso, afinal ela pode estar em péssimas condições, com vazamentos e sem segurança.
Metragem
Primeiramente, é preciso comparar o valor de imóveis de tipos e tamanhos semelhantes e aqueles localizados em seu bairro vendidos recentemente para se ter uma ideia de média de preços. O valor do metro quadrado de sua região, que deverá ser de conhecimento de seu corretor, também é uma informação muito importante no momento de fixar uma quantia.
Se o imóvel acabou de ser reformado e recebeu diversas melhorias (como armários embutidos, por exemplo, renovação da rede elétrica e outros) é normal o valor estar mais alto do que o metro quadrado praticado na área.
Segunda avaliação
Apesar de ser mais custoso, obter uma segunda opinião e solicitar a avaliação de um outro profissional é uma boa alternativa para ter maior tranquilidade e assegurar o valor. Além disso, essa nova análise evita possíveis distorções de métodos de trabalho e dão mais segurança ao negócio. Para isso, você deve contar com a ajuda de um corretor que seja habilitado e credenciado pelo CNAI (Cadastro Federal de Corretores Avaliadores de Imóveis) ou pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Alguns trabalham por conta própria e cobram menos pelo serviço do que  quem opera por imobiliárias.
Caso você tenha algum outro conselho para avaliar um imóvel ou já passou por situações desse tipo, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco. Até a próxima!!!  

Comentários

Postagens mais visitadas