Ratificar , retificar ou Rerratificar ?

Ratificar , retificar ou Rerratificar ?
Três  palavras semelhantes e importantes, mas de sentidos quase opostos

Ratificar significa -validar algo acertado ou contratado, confirmar, reafirmar, manter sua palavra. No caso do governo brasileiro, por exemplo, quando o Congresso decreta uma lei e o presidente da República a sanciona, ele a ratifica.

Retificar -tem diferentes sentidos, mas o mais usado deles é quase o oposto de ratificar: significa corrigir algo, emendar. Observe, porém, que o verbo, em sentido secundário, é também variação da palavra reto e, nesse caso, significa por em linha reta, endireitar, colocar algo em ordem, consertar. É comum em mecânica, por exemplo: retificar o motor do carro quando ele funde.

Aditamento/Rerratificação-Escritura feita com intuito de corrigir erros, omissões, acréscimos ou supressões, em ato notarial já confeccionado, embasados por documentação pertinente. O aditamento deve abster-se a elementos acessórios das partes, objeto, negócio ou declarações do ato. Em nenhuma hipótese poderá haver alteração da estrutura substancial do ato. Não há necessidade das partes assinarem novamente a escritura, ficando a cargo do tabelião ou substituto. A rerratificação é pertinente para correção de erros graves, para suprir ou corrigir elemento substancial, necessário a eficácia do ato. Oposto a escritura de aditamento, é indispensável as assinaturas das partes, do tabelião ou substituto.


Comentários

Postagens mais visitadas